Alegria! Sábado começa o ano letivo na Turucutá!

A Oficina de Percussão da Turucutá é um espaço de aprendizagem e socialização. Aproximadamente 70 alunos se musicalizando, trocando conhecimentos, conhecendo novas pessoas e desfrutando de tudo o que a educação musical desenvolve nas pessoas.
O que falta saber para participar?

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A OFICINA DE PERCUSSÃO DA TURUCUTÁ

- Quando e onde acontecem as aulas?

Todos os sábados, das 14h às 16h, na quadra da Imperadores do Samba. Às vezes ensaiamos na rua, no Sol, com chimarrão e bergamotas.

- Até quando vão as aulas?

As aulas/ensaios vão até dezembro, quando fazemos uma festa de encerramento da Oficina. Nesse dia os aprendizes fazem um show na rua para milhares de pessoas, apresentando tudo o que aprenderam e ensaiaram.

- Que instrumentos são ensinados?

Os instrumentos que usamos no grupo, típicos de uma bateria de escola de samba: Surdos, Caixa, Repinique, Tamborim, Rocar (Chocalho) e Agogô. Ah, não tem pandeiro.

- Preciso levar instrumento?

Não... a Turucutá disponibiliza todo o material necessário para a aprendizagem e execução dos instrumentos. Com o tempo, recomendamos que os alunos comprem os seus próprios instrumentos para que possam praticar fora da oficina, enfeitar, etc.

- Nunca toquei nada na vida. Vou conseguir tocar?

Sem problemas! Nunca é tarde para aprender um instrumento! E sim! Vai conseguir.

- Não toco nada, mas decorei a coreografia de Lambada nos anos 90. Rola de ir?

Rola, sim.

- Criança pode participar?

Alguns instrumentos que utilizamos são pesados, o que pode dificultar a execução por uma criança. No geral o público é adulto. Então, se estiver acompanhado e for grandinha, pode.

- Tem que pagar?

Sim, R$60,00 por mês. A Oficina não visa lucro, isto é, 100% desse dinheiro arrecadado é revertido em serviços para a oficina, tais como aquisição, manutenção e transporte dos instrumentos, professores, festa de encerramento, etc.
Importante: Tem ovo de Páscoa mais caro que isso.

- Toco há 10 anos com artistas consagrados no mundo inteiro. Preciso ir desde o início?

Independentemente da experiência musical, é bom frequentar as aulas desde o início. A Oficina é muito mais do que “aprender a tocar”. É coletividade, socialização e alegria.

- E se eu faltar alguns sábados?

Acontece... vais receber “falta” na chamada e ter que correr atrás do que foi estudado. Para isso disponibilizamos vídeos, textos, áudios...

- Como faço para participar?

A matrícula é presencial... vem na oficina, experimenta sem compromisso e, se curtir, te matricula.

E se chover, rola oficina?

Sim! Graças ao espaço coberto gentilmente cedido pela Imperadores do Samba!