Agora o papo é batucada no Patrola. Neste sábado (6), o programa vai contar com a participação da galera do Monobloco. Referência nacional, a trupe do Rio de Janeiro existe desde 2000, e o destaque no país fez os caras divulgarem o seu som por outros continentes. No Rio Grande do Sul, o grupo tem um fiel escudeiro: a turma da Turucutá.

Em comum, o bloco carioca e o gaúcho têm a missão de não deixar a massa parada, misturando alegria e energia nos shows. Uma das vocalistas da Turucutá, Thais Gonzalez, explica como funciona o projeto, que há mais de seis anos tem atuação independente para atuar na rua com liberdade, sem cordas ou ingressos. A principal característica do grupo é utilizar instrumentos de escolas de samba, mas isso não impossibilita que o som ganhe outras origens:

- Hoje a Turucutá tem, em seu repertório, muita música brasileira de ritmos variados, black music internacional e aprecia a pesquisa, tentando trazer ao seu público um pouco da raiz da nossa música - relata Thais.

Instrumentos como surdo, caixa, repenique, tamborim, agogô e chocalhos não negam a influência do samba-enredo na formação do bloco de rua gaúcho. Mas a grande mágica que faz a Turucutá causar o arrasto no povo é a química que rola misturando som, rua e gente afim de curtição.

- Por se tratar de tambores, muitas vezes de couro ou sintéticos, percebemos que o instinto primitivo que está dentro de cada um de nós é trazido à tona a cada compasso - explica.

Para incrementar ainda mais a energia que os instrumentos percussivos causam, a Turucutá promove oficinas semanais de batucada, que formam uma parte do movimento coletivo. As outras duas partes são o grupo show, responsável por apresentações em ambientes fechados, e o bloco de rua, que faz apresentações ao ar livre.

- Com o bloco de rua e a oficina, já tivemos a oportunidade de cantar para mais de 15 mil pessoas pelas ruas. Já com o grupo show, tivemos a honra de atuar em importantes casas noturnas e dividir o palco com grandes nomes, como  Monobloco e Imperadores do Samba.

Fonte - http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/patrola/noticia/2014/09/bloco-turucuta-mostra-que-gauchos-tambem-sao-bons-na-batucada.html